Você sabia que uma escova de dente normalmente abriga mais de 10 milhões de bactérias, que estão presentes tanto na boca, quanto nos ambientes, e que a maioria dos brasileiros troca a escova de dentes somente após 16 meses de uso?
Esse hábito é prejudicial à saúde bucal, não somente pelo acúmulo de bactérias, mas pela perda de eficiência durante a limpeza. Por isso a recomendação é que a escova de dente seja trocada a cada três ou quatro meses mesmo que as cerdas encontrem-se aparentemente boas, o tempo de troca não deve ser menosprezado.
Entenda por que é importante trocar a escova de dente regularmente.
1. PERDA DE QUALIDADE NA ESCOVAÇÃO
Após três meses de uso as escovas são menos eficientes na remoção de placas bacterianas, o que pode causar tártaro, cárie e doenças gengivais. Já as cerdas deformadas, desalinhadas e curvadas atrapalham a higienização ao redor dos dentes, especialmente nos cantos mais difíceis de serem limpos.
2. PREVENÇÃO DE DOENÇAS
A troca regular da escova é obrigatório devido ao acúmulo de bactérias após determinado tempo. As cerdas são responsáveis por destruir e remover as placas, caso elas fiquem desgastadas e desalinhadas, o procedimento de remoção será prejudicado. Além de que bactérias podem se desenvolver na escova e infectar a boca.
3. EVITAR O RISCO DE INFEÇÕES
É indispensável a troca de escova após doenças, como resfriado, gripe, dor de garganta ou infecção bucal. Isso porque os germes podem se armazenar nas cerdas da escova e levar à reinfecção.
As escovas podem ser meios para germes, bactérias e fungos, que depois de um período podem se multiplicar. Por esse motivo, além de uma escova dental nova, é preciso prestar atenção à forma como ela é guardada após a escovação. Para preservar a sua escova dental e sua saúde, lave bem as cerdas para remover qualquer tipo de resíduo. Depois de usar a escova, agite-a sob água corrente e deixe a escova armazenada em pé, de forma que possa secar e se certifique de deixá-la secar entre um uso e outro.
Para evitar que o vírus da gripe e resfriado se espalhem de uma escova para outra, o ideal é que a escova não tenha contato com outras escovas, por isso, use um porta-escova com divisórias.
Durante viagens, uma boa dica é usar um estojo protetor, evitará que as cerdas fiquem espremidas ou achatadas. Após a escovação, você deve deixar a escova secar exposta ao ar, para ajudar a reduzir a proliferação de germes e bactérias.
Não ignore sua saúde bucal!
Escovar os dentes e passar o fio dental são as chaves para um sorriso saudável.