Correr é considerado um dos esportes mais completos do mundo, pois oferece múltiplos benefícios à saúde, que vão desde a perda de peso até a diminuição da pressão arterial. Infelizmente, não é só de coisas positivas que esse esporte é feito. Você sabia que ele pode afetar negativamente a saúde bucal?
De acordo com um estudo do Departamento de Odontologia do Hospital Universitário de Heidelberg, na Alemanha, que foi publicado na revista Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, as pessoas que correm de forma constante apresentam maior risco de sofrer erosão dental e cárie. Isso ocorre não pela prática esportiva propriamente dita, mas por alguns hábitos que estão associados a ela. O estudo indicou que o alto consumo de carboidratos, bebidas esportivas, géis e barras energéticas durante o treinamento pode diminuir o pH dos dentes abaixo do nível crítico, que é de 5,5, deixando as peças dentárias mais suscetíveis a
problemas bucais.
Além disso, segundo o autor da pesquisa, Cornelia Frese, os corredores geralmente respiram pela boca durante o exercício, o que faz com que a produção de saliva diminua, deixando os dentes mais susceptíveis.
A investigação não deve servir como um empecilho para os maratonistas ou aqueles que desejam começar a praticar o esporte, mas sim para que os cuidados com a saúde bucal sejam redobrados entre os corredores.
Fonte: Terra
https://goo.gl/FHarii