Av. Pref. Osmar Cunha, 183 - Centro, Florianópolis/SC Bloco C - Sala 302

(48) 99616 4087

(48) 4042-0384

Ortopedia dos Maxilares

Especialidade da odontologia que estuda sobre alguns desequilíbrios musculares e ósseos no maxilar.

O que é ortopedia dos maxilares?

Muitas pessoas sentem alguns problemas com reflexos na boca como estalos, dores para mastigar, entre outros, e não sabem do que se trata e, muitas vezes, nem onde procurar ajuda. Mastigação ruim ou só de um lado, mastigar com a boca aberta, dificuldade em triturar alimentos são alguns dos problemas que podem ser resolvidos pela Ortopedia Funcional dos Maxilares – especialidade da odontologia que entra em ação quando alguma alteração no funcionamento da boca é diagnosticada.

Dúvidas frequentes

A ortopedia funcional dos maxilares pode tratar a maior parte dos distúrbios odontológicos relacionados à arcada e ao maxilar, encontrados em adultos e crianças. Bruxismo, apneia do sono, dores de cabeça, dor de ouvido, dentição torta, posição errada de queixo, mordida cruzada ou aberta, lábios abertos, mau posicionamento da língua, barulho do maxilar durante a mastigação são alguns destes distúrbios. A técnica da ortopedia funcional dos maxilares consiste em tratar, inicialmente, os problemas de estrutura óssea ou muscular da região da face, para depois alinhar problemas dentários.

A utilização de aparelhos fixos pode ser necessária em algumas fases do tratamento para alcançar a excelência do resultado, mas este não é o foco principal da técnica.

Esta é uma especialidade da odontologia, portanto ela exige que o dentista tenha feito algum curso ou pós-graduação no assunto, aplicando as técnicas com total segurança em seus pacientes.

Os aparelhos móveis funcionam estimulando a estrutura óssea da boca, que se remodela de acordo com o tempo de tratamento. Através desta mudança de formato na estrutura o posicionamento dos dentes, da musculatura e das articulações vão se adaptando aos estímulos criados pelo profissional.

Para qualquer tipo de tratamento odontológico a recomendação é de iniciar o acompanhamento o mais cedo possível, já que crianças e jovens ainda estão em fase de desenvolvimento da massa óssea e muscular, facilitando a ação dos aparelhos móveis e fixos utilizados.

Por este motivo, quanto mais novo for o paciente, mais rápido e melhor serão os resultados. Isto não implica que adultos não possam procurar esta técnica para solucionar seus problemas. O objetivo final é melhorar esteticamente e funcionalmente a arcada dentária, ou sintomas consequentes de alguma falha nessa região.

Existe diferença sim, apesar de as duas buscarem o mesmo resultado que é o de promover a saúde bucal e melhorar o posicionamento dos dentes. Enquanto a ortodontia se concentra na utilização de estímulos através da força — com o auxílio de aparelhos fixos e móveis — para remodelar as estruturas, a ortopedia funcional trabalha na estimulação de nervos sensoriais encontrados na região da boca, para promover mudanças passivas na estrutura óssea e muscular da arcada.

Dentes tortos não afetam apenas a estética. Ao estarem posicionados incorretamente, os movimentos da mastigação ficam desequilibrados. Esse mau funcionamento da engrenagem ocasiona dores crônicas de cabeça, na nuca, no pescoço e até nas costas.

O problema pode complicar ainda mais se houver algum desvio na posição da Articulação Temporomandibular (ATM). A coordenação da abertura e do fechamento da mandíbula parece algo muito simples, mas por trás de movimentos tão naturais, existe um complexo sincronismo de grupos musculares, articulações, ossos, ligamentos e da arcada dentária.

O desequilíbrio desse sistema acarreta uma série de outros problemas: estalos ao bocejar ou mastigar, dificuldade para abrir amplamente a boca, rangidos ao morder, enxaqueca crônica e dores com irradiação até no ouvido.

É muito comum pessoas relatarem esses problemas por anos a fio, apesar de terem usado placas de mordidas e passado por tratamentos de diversas outras especialidades. Em muitos casos, há alívio temporário, mas as dores voltam novamente porque não houve correção das patologias.

Para tratar da DTM e de todos os seus problemas correlacionados, inclusive casos de fibromialgia e bruxismo (ranger dos dentes), indica-se o reposicionamento das articulações temporomandibulares (ATMs)v e correção da Dimensão Vertical de Oclusão (DVO) – o sistema que envolve a mordida.

Ortodontia x Ortopedia dos Maxilares

ORTODONTIA

A ortodontia se concentra na utilização de estímulos através da força — com o auxílio de aparelhos fixos e móveis — para remodelar as estruturas.

ORTOPEDIA DOS MAXILARES

A ortopedia funcional trabalha na estimulação de nervos sensoriais encontrados na região da boca, para promover mudanças passivas na estrutura óssea e muscular da arcada.

O Dr. Ricardo A. Suchard é o especialista em Ortopedia dos Maxilares da COEI

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.

× Agendar uma Consulta